25 de novembro de 2008

valter hugo mãe na BESAF



Especial momento de cultura e promoção da leitura, aquele que vivemos na quinta-feira passada (20/11), aquando do encontro com o poeta-escritor valter hugo mãe, autor que é já uma marco no panorama da literatura portuguesa contemporânea.

Alunos do ensino secundário (do 10º ao 12º ano) sob a orientação da Prof. Virgínia Rafael (membro da equipa BE/CRE) e com a colaboração do professor Rui de Campos, proporcionaram à vasta assistência presente na sala de leitura da BESAF, um tocante momento de literatura, tornada voz, música, corpo em movimento, representação irrepreensível.

A escrita de valter hugo mãe preencheu o espaço e tocou os presentes. Desde excertos da sua autobiografia, tão bem ditos pela voz de Nuno, aluno do 12º ano, passando por belíssimos extractos de prosa e poesia retirados de obras como “o nosso reino”, “três minutos antes de a maré encher” e “o remorso de baltazar serapião”, lidos por outros alunos dispersos pela sala, até ao tanger de cordas de um violino e aos graciosos movimentos de duas bailarinas numa coreografia a condizer, tudo confluiu para a um finale, marcado pelo diálogo caloroso entre o escritor e os muitos alunos que o interpelaram. Falou-se de literatura, do seu estilo, de uma obra maiúscula escrita em minúsculas, do escritor como uma espécie de demiurgo, do poder das palavras, da temática crua e bela de alguns dos seus livros, da escrita e do prazer da leitura e de como ela contribui para o nosso engrandecimento enquanto humanos… e no meio de tudo isso abriu-se um espaço, um espaço de intenso brilho para a declamação de um poema, o único da tarde que não saiu da pena de valter hugo mãe mas que se lhe dirigia, musical e forte, qual tributo ao autor, a todos os autores (afinal), que pelas palavras despertam centelhas na agreste cinza do mundo! Uma nota apenas, mas imperiosa, para dizer que o poema foi “gerado” e dito pela professora Virgínia Rafael.

Há dias assim na nossa biblioteca, diferentes e necessários…

Sem comentários: