8 de março de 2012

Os Lusíadas - ensaio gráfico

... na Semana Concelhia da Leitura (Barcelos)

Clica no canto inferior direito da box para veres o documento em ecrã pleno.
> O projeto
Respondendo ao repto lançado pela biblioteca escolar da ES/3 Alcaides de Faria, David Figueiredo, professor de Artes, e os seus alunos do Curso Profissional de Multimédia (12.ºL), elaboraram um trabalho de grande criatividade em torno da obra épica de Luís de Camões – Os Lusíadas.
Os Lusíadas – ensaio gráfico, assim se designa esta coleção de trabalhos, constitui-se como uma viagem gráfica ilustrativa de episódios marcantes desta obra matricial da nossa literatura épica.
Dez cantos, dez episódios emblemáticos, dez olhares... dez quadros gráficos. Sendo que em cada canto se destacou uma situação, exemplificada com recurso a uma ou duas estâncias de referência que, depois de lidas e interpretadas no contexto da obra, foram objeto de uma ilustração gráfica.
Eis os trabalhos resultantes, agora expostos na sala de leitura da Biblioteca Municipal de Barcelos, no âmbito da Semana Concelhia da Leitura – Barcelos 2012, entre 5 e 10 de março de 2012.
Com a possibilidade de seguir uma itinerância expositiva por diferentes bibliotecas/escolas do concelho de Barcelos, esta mostra visa não apenas a promoção da (re)leitura d`Os Lusíadas, exemplo máximo do que de melhor temos na história da literatura portuguesa, mas também, no mesmo passo, o fomento da leitura como ato primacial da nossa compreensão dos textos, das narrativas, da história, do mundo em que vivemos…

Sem comentários: