22 de outubro de 2012

Dia das Bibliotecas Escolares

A biblioteca escolar da ESAF, no âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares - outubro, vem evocando paulatinamente, ao longo deste mês, a importância destes espaços de partilha e trabalho conjunto, não mausoléus de livros, antes sim ambientes de literacia e de encontro com a informação organizada onde, como não nos cansamos de afirmar, os livros ocupam um lugar especial, como portas de acesso ao saber validado, mas também os audiovisuais e a internet. 
Assim foi com as visitas (ao longo do mês) de várias turmas do Básico e do Ensino Secundário que por cá passaram à descoberta da biblioteca e da polivalência dos seus serviços. "À descoberta da BE - vem conhecer a tua biblioteca" é uma iniciativa que ainda decorre e onde se explicitam, de forma mais aprofundada, dimensões e virtualidades, a explorar pelos nossos alunos, no âmbito da organização documental, da pesquisa e da literacia da informação. Hoje, 22/10, dia escolhido pela RBE para uma evocação mais especial, disponibilizamos um mural à entrada da BE onde alunos e outros utilizadores escreveram frases sobre o que representa a biblioteca para cada um, a par da distribuição de marcadores de livros com a imagem do cartaz que, este ano, criamos para o efeito.
Para além deste trabalho focalizado sobretudo na dimensão exploratória e com eficácia das potencialidades do acervo e dos recursos disponíveis, afinal o nó górdio da ação de uma biblioteca que fomenta as literacias, proporcionaremos ainda, como tem sido prática nos últimos anos, na próxima semana uma abordagem lúdica e sensibilizadora ao mundo encantatório (que também é) das bibliotecas.
O cartaz apresentado acima (da autoria de um professor de Artes, colaborador da BE, David Figueiredo) é um original que assume de forma puramente gráfica o mote proposto este ano pela IASL (International Association of School Librarianship): Bibliotecas Escolares - uma chave para o passado, presente e futuro.

Sem comentários: