23 de outubro de 2017

Dia das Bibliotecas Escolares 2017

Quem nos segue sabe que, no nosso entender, todos os dias são dias de biblioteca escolar, mas há dias especiais e o de hoje é um deles - dia nacional das bibliotecas escolares. O tema escolhido para nortear a evocação destes espaços de literacia no seio da escola foi, este ano, ligar culturas e comunidades - o lema que presidiu à realização da sessão de hoje.
Assim, na sala de leitura da biblioteca da ES Alcaides de Faria disseram-se textos, contos e poemas, de diversas geografias e tempos, diversas culturas, da Europa à Oceania, passando pela América, África e Ásia, ao som da música e belo canto. 
Saboreamos as palavras de autores de vários cantos do mundo, ouvimos o sotaque de Angola e do Brasil, seguimos no encalço da literatura russa e chegamos aos confins da Ásia, escutando, em Mandarim, breves e meditativos poemas (reditos em português) de Li Bai.
Inclusivos num mundo global, inclusivos na escola onde, da parte da Educação Especial, fomos prendados com uma mão cheia de poemas ditos por alunos, e ainda pelas docentes que os prepararam.
Não cabe neste espaço particularizar os nomes daqueles que direta e indiretamente com a biblioteca colaboraram na evocação deste dia, longa seria a lista, por isso, aqui vai um abraço de gratidão para todos eles, sem que nenhum fique de fora, porque todos e cada um aqui marcaram presença: dizendo sim à biblioteca e ao papel que ela representa.



Sem comentários: