Páginas

29 de outubro de 2017

No aniversário da ES Alcaides de Faria: 60 anos.

Não podíamos deixar de lembrar e evocar os 60 anos de vida da instituição educativa a que esta biblioteca escolar pertence. 
Parabéns! Escola Secundária Alcaides de Faria.
Pelos teus 60 anos de história!
Tudo começou com a implementação, em Barcelos, da Escola Industrial e Comercial.
Há precisamente seis décadas, numa 3.ª feira (29.out.1957), num dia outonal e solar (rezam as crónicas), era inaugurada a Escola Industrial e Comercial de Barcelos (EICB), instituição de ensino que está indelevelmente inscrita na certidão de nascimento daquela que é hoje a Escola Secundária Alcaides de Faria (ESAF). A antiga EIC de Barcelos, cuja criação oficial está exarada no Decreto n.º 41 258 do Diário do Governo, 1.ª Série, de 10 de Setembro de 1957, foi inaugurada pelas autoridades locais naquele dia 29 de outubro de 1957, tendo como convidado de honra governamental o Subsecretário de Estado da Educação Baltazar Rebelo de Sousa.
Passaram-se décadas, formaram-se gerações de homens e mulheres, e hoje, a atual ESAF (sede do Agrupamento Alcaides de Faria), num outro local desde 1975, que não o do edifício que serviu de espaço à EIC, mantém no seu projeto e oferta educativa a marca genética daquela que foi a sua origem, basta atentarmos em alguns dos seus cursos ou no conjunto de oficinas de mecânica e eletrónica.
Evocar esta data não é apenas relembrar o dia, mas também lançar um olhar sobre as décadas de história desta instituição, evocar os milhares de alunos que por esta escola passaram e cresceram, sem esquecer os professores e pessoal não docente que para ela contribuíram.


[Uma nota importante: a fonte de alguns dos dados que aqui utilizamos é obra de um colega professor e investigador local, Fernando Miranda, que há uma década (2007), aquando do cinquentenário da escola, registou para a posteridade cinquenta anos de história no livro (que pode ser consultado na Biblioteca Escolar da ESAF): “1957 – 2007, 50 anos, Escola Industrial e Comercial de Barcelos / Escola Secundária Alcaides de Faria”. Um bem-haja por esse grande contributo para a preservação da memória.]

Sem comentários: