Páginas

12 de outubro de 2017

Sugestão de leitura [prémio nobel da literatura 2017]

"O gigante enterrado" é um dos mais recentes livros (por cá publicados) do Nobel da Literatura deste ano: Kazuo Ishiguro, escritor britânico, de origem japonesa, nascido em Nagasaki. Esta obra, que faz parte do nosso fundo documental, e que já havia sido requisitada por alguns dos leitores, volta agora ao escaparate das sugestões de leitura. Para os que não conhecem e querem descobrir um pouco da obra deste autor de escrita refinada e ambientes de emoção, sentimento e valores, eis a sinopse da contracapa... um acicate à leitura.
"Tudo se passa há muitos, muitos anos, num local de fronteiras muito diferentes das actuais e marcado por grandes extensões de solo árido. Num sítio assim, nesse tempo longínquo, vivia um casal de idosos, Axl e Beatrice, que um dia decidiu ter chegado a hora de procurar o filho que há muito não via e do qual pouco se recordava. Previsivelmente, a viagem traria perigos. Mas aquela proporcionou muito mais do que isso.
Uma amnésia colectiva parecia ter-se instalado naquela zona, como uma névoa que descera à terra para fazer esquecer, em parte, o passado. Mas a viagem de Axl e Beatrice revela-se um regresso à lembrança. E esta nem sempre deixa um rasto feliz.
Nesta história sobre memórias perdidas, amor, vingança e guerra, há espaço para o sonho e a dura realidade, cavaleiros do rei Artur e monges, ogres e dragões. (...)"
O resto fica para ti, leitor, que, na ânsia de saberes o que esta história te reserva, talvez a "cavalgues" ao sabor das palavras e das muitas peripécias.

Boas leituras!

Sem comentários: