3 de dezembro de 2016

Direitos humanos... literacia para uma cidadania plena

Na próxima semana, aqui na biblioteca da E.S. Alcaides de Faria, será tempo para evocar e celebrar a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que no dia 10 de dezembro cumpre mais um aniversário - 68 anos após a sua aprovação pela Assembleia Geral das Nações Unidas (10/12/1948). Mas, nessa evocação, será tempo para lembrar também que os direitos humanos só serão efetivos, e não apenas miragens, quando todos os Estados os respeitarem e criarem condições para que sejam respeitados pelas diferentes instituições.
Para além de iniciativas que aqui faremos eco, convidamos-te desde já, a ti que és aluno e/ou membro da comunidade escolar da ESAF, a descobrires, num dos expositores da biblioteca, cada uma das 30 janelas do painel sobre Direitos - 30 janelas, 30 vias de acesso aos 30 artigos da declaração. E, simultaneamente, a refletir sobre quanto ainda há a fazer pelos direitos humanos, num planeta onde os homens continuam, em tantos locais, a digladiarem-se, onde o semelhante nem sempre tem o respeito que merece, onde conflitos e guerras pontificam e persistem cruelmente, e valores que deveriam ser claros ao entendimento humano são vilipendiados a todo o momento.
Vem, vem pois abrir cada uma daquelas janelas e parar para refletir, vem certificar-te que por detrás de cada direito há deveres, vem perceber porque a cidadania (na sua plenitude: direitos e deveres implicados) é um bem pelo qual devemos lutar...

Sem comentários: